QUALIDADE EM EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Carlos Roberto Jamil Cury Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v17i18.721

Palabras clave:

Qualidade da educação, Lei de Responsabilidade Educacional, direito ao saber

Resumen

Este artigo discute o tema “qualidade da educação”, considerando as suas dimensões filosófica e legal. Aborda-se ainda a relação entre qualidade e avaliação enfatizando-se a ligação entre ambas e o fato de que as avaliações realizadas têm apresentado resultados preocupantes, que indicam ausências, falhas e distorções nos conteúdos (não) alcançados nas formas de aprendizagem. Para apontar caminhos para a superação desta situação, trabalha-se a questão do direito ao saber e o papel dos professores, assim como pontos referentes ao financiamento da educação. Por fim, ao delinear caminhos para efetivar o direito à qualidade, aponta-se a importância de uma Lei de Responsabilidade Educacional, entre outros pontos.

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Cómo citar

CURY, C. R. J. QUALIDADE EM EDUCAÇÃO. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 17, n. 18, 2010. DOI: 10.14572/nuances.v17i18.721. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/721. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Dossiê