QUALIDADE EM EDUCAÇÃO

Auteurs

  • Carlos Roberto Jamil Cury Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v17i18.721

Mots-clés :

Qualidade da educação, Lei de Responsabilidade Educacional, direito ao saber

Résumé

Este artigo discute o tema “qualidade da educação”, considerando as suas dimensões filosófica e legal. Aborda-se ainda a relação entre qualidade e avaliação enfatizando-se a ligação entre ambas e o fato de que as avaliações realizadas têm apresentado resultados preocupantes, que indicam ausências, falhas e distorções nos conteúdos (não) alcançados nas formas de aprendizagem. Para apontar caminhos para a superação desta situação, trabalha-se a questão do direito ao saber e o papel dos professores, assim como pontos referentes ao financiamento da educação. Por fim, ao delinear caminhos para efetivar o direito à qualidade, aponta-se a importância de uma Lei de Responsabilidade Educacional, entre outros pontos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Comment citer

CURY, C. R. J. QUALIDADE EM EDUCAÇÃO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 17, n. 18, 2010. DOI: 10.14572/nuances.v17i18.721. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/721. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice