CONTRIBUTO DO TRABALHO COLABORATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE FÍSICA E QUÍMICA

Autores

  • Mônica Luísa Mendes Baptista Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
  • Ana Maria Viegas Lindo Martins da Silva Freire Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v19i20.977

Palavras-chave:

desenvolvimento profissional, colaboração, formação de professores, investigação em educação

Resumo

O presente artigo relata um estudo que teve como finalidade conhecer o que pensam os professores sobre o papel do trabalho colaborativo para o seu desenvolvimento profissional. A colaboração foi promovida entre professoras e investigadora durante um Programa de Formação (PF) que pretendeu levar à concepção e implementação de tarefas de investigação na sala de aula. Os dados foram recolhidos recorrendo-se a entrevistas, a reflexões escritas elaboradas após cada sessão do PF e a gravações áudio tanto das sessões do PF, como das aulas assistidas das professoras. Os resultados mostram que as professoras consideraram que o trabalho colaborativo, levado a cabo com a investigadora durante o PF, promoveu a realização de aprendizagens relacionadas com a aplicabilidade da teoria à prática, com a elaboração das tarefas de investigação e com a sua implementação na sala de aula. O aprender a ensinar tarefas de investigação contribuiu, inevitavelmente, para o seu desenvolvimento profissional.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v19i20.977

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

BAPTISTA, M. L. M.; FREIRE, A. M. V. L. M. da S. CONTRIBUTO DO TRABALHO COLABORATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE FÍSICA E QUÍMICA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 19, n. 20, p. 16–30, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v19i20.977. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/977. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê