CONTRIBUTO DO TRABALHO COLABORATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE FÍSICA E QUÍMICA
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v19i20.977Mots-clés :
desenvolvimento profissional, colaboração, formação de professores, investigação em educaçãoRésumé
O presente artigo relata um estudo que teve como finalidade conhecer o que pensam os professores sobre o papel do trabalho colaborativo para o seu desenvolvimento profissional. A colaboração foi promovida entre professoras e investigadora durante um Programa de Formação (PF) que pretendeu levar à concepção e implementação de tarefas de investigação na sala de aula. Os dados foram recolhidos recorrendo-se a entrevistas, a reflexões escritas elaboradas após cada sessão do PF e a gravações áudio tanto das sessões do PF, como das aulas assistidas das professoras. Os resultados mostram que as professoras consideraram que o trabalho colaborativo, levado a cabo com a investigadora durante o PF, promoveu a realização de aprendizagens relacionadas com a aplicabilidade da teoria à prática, com a elaboração das tarefas de investigação e com a sua implementação na sala de aula. O aprender a ensinar tarefas de investigação contribuiu, inevitavelmente, para o seu desenvolvimento profissional.
Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.