UTOPIA RIMA COM MUDANÇA TODO DIA: TEORIA E PRÁTICAS EM CRECHE
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v14i15.160Keywords:
educação infantil, formação do professor da infância, teoria histórico-cultural.Abstract
Esse artigo discute o processo de construção de um projeto pedagógico em uma creche da rede pública a partir do referencial teórico que fundamentou esse processo e as práticas adotadas a partir de então. Escrito a várias mãos, é síntese de três pontos de vista diferentes – o da assessoria pedagógica que orientou o processo no seu conjunto, o de duas professoras e o de duas pajens, responsáveis por uma mesma turma de crianças de 3 anos. Nesse sentido discute as novas concepções que envolvem a educação das crianças pequenas a partir das contribuições da teoria histórico-cultural e de pesquisas e estudos recentes realizados com crianças de 0 a 6 anos educadas em espaços coletivos nas instituições dedicadas à infância, procurando focalizar especificamente o processo de construção de conhecimento pelas crianças. Por outro lado, apresenta as mediações que concretizaram a teoria sendo apropriada pelas profissionais em processo de formação continuada. Com isso, ensaia uma avaliação da fundamentação teórica e das práticas de formação adotadas como instrumento do pensar e agir docentes. Contribui, nesse sentido, para uma reflexão acerca das necessidades de formação das profissionais da educação infantil na perspectiva de buscar garantir às crianças o direito de viverem sua infância na escola infantil, ao mesmo tempo em que se formam como sujeitos inteligentes e solidários.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.