ASPECTOS EDUCACIONAIS RELACIONADOS À LEITURA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v27i1.3657Keywords:
Leitura. Hábito da leitura. Aprendizagem.Abstract
O texto tem como objetivo mencionar aspectos relacionados com a leitura e suas principais características, como a importância da espontaneidade no ato de ler e a responsabilidade dos agentes envolvidos neste processo, respaldando-se em teóricos da Educação, como Spencer (1924), Dewey (1965), Fröebel (2001), dentre outros. Destacam-se aqui comportamentos que podem estimular ou prejudicar esse aprendizado, colocando a infância como uma das fases cruciais e determinantes para todo o resto da vida deste leitor. Observa que, com os novos paradigmas da educação, é importante rever aspectos relacionados ao ensino da leitura, concluindo-se que, com os direcionamentos corretos por parte de pais e professores, respeitando as individualidades e a espontaneidade, que caracterizam o hábito da leitura, elas terão maior probabilidade de se tornarem leitores assíduos no futuro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.