Discursos entre perspectivas e resistências em relação às estudantes travestis nas escolas
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v28i1.4228Keywords:
Discurso, Educação, Diversidade, SexualidadeAbstract
Este texto analisa enunciados de uma reportagem realizada em 2013 no Mato Grosso do Sul que enfatizaram a vivência de estudantes travestis nas escolas. Neste contexto, tem-se as discussões que envolvem reivindicações de estudantes voltadas para o uso do nome social, bem como para o uso do banheiro feminino. Como objetivo, torna-se oportuno apreender os conceitos e resistências expressos nos efeitos de sentido dos discursos produzidos. O recurso metodológico da arqueologia foucaultiana somado ao escopo dos estudos culturais possibilita que se foque em enunciados que atuam como resistências para a promoção do respeito à diversidade sexual em ambiente escolar. As estratégias de análise oportunizaram reflexões conclusivas que visam assegurar o direito à qualidade do atendimento que oportunize a legitimação da diversidade sexual nas escolas, partindo do reconhecimento do modo como estes sujeitos significam e qualificam em si o gênero feminino.
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