DISCURSOS DE IDENTIDADE E ALTERIDADE NOS CURRÍCULOS ESCOLARES EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO BIOPOLÍTICA

Authors

  • Dulce Mari Silva Voss Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i2.4343

Keywords:

Identidade, Alteridade, Currículo, Globalização.

Abstract

O artigo retoma leituras feitas no Curso de Especialização em Educação e Diversidade Cultural (UNIPAMPA/Campus Bagé) operando com as teorias pós-estruturalistas e os estudos culturais na análise dos processos de subjetivação e dos modos pelos quais se constituem discursos acerca de identidade e diferença no contexto da chamada globalização biopolítica. Entende ser necessário problematizar certos discursos fundados no pensamento da modernidade que nomeiam e fixam identidades e diferenças por características físicas, biológicas, territoriais, para refletir não só sobre a emergência de contemplar nos currículos escolares as questões étnicas, raciais, de gênero e sexistas, mas repensar os modos pelos quais tais temáticas são posicionadas nos processos de ensino e aprendizagem e que sentidos/efeitos produzem na contemporaneidade.   

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Dulce Mari Silva Voss, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa e Coordenadora do Curso de Especialização em Educação e Diversidade Cultural (UNIPAMPA/Campus Bagé – RS). Participa do Grupo de Pesquisa Educação, História e Narrativas (GEEHN/CNPQ) e coordena a Linha de Pesquisa Políticas Curriculares, Trabalho e Saúde Docente. 

Published

2017-02-20

How to Cite

VOSS, D. M. S. DISCURSOS DE IDENTIDADE E ALTERIDADE NOS CURRÍCULOS ESCOLARES EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO BIOPOLÍTICA. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 2, p. 49–62, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v27i2.4343. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/4343. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê