O CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA:concepção e possibilidades de implementação
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.6735Keywords:
Currículo Integrado. PROEJA. Formação omnilateral e integral.Abstract
Neste artigo discute-se o currículo integrado do PROEJA, com foco em sua concepção e implementação em uma dada realidade. Busca-se compreender como esse currículo se desenvolve na sua perspectiva de integração proposta pelo Documento Base a partir da pesquisa realizada no curso Técnico em Comércio do Campus IFMA - Bacabal. Sendo assim, analisa-se o Plano de Curso capturando a sua consonância com o proposto pelo Documento Base do PROEJA. A abordagem metodológica que esta pesquisa se fundamenta é de cunho qualitativo. Ao analisarmos os dados coletados, concluímos que o Plano de Curso do Curso Técnico em Comércio não contempla a concepção de currículo integrado proposta pelo Documento Base do PROEJA, em que defende uma formação omnilateral, integral, que prepare o aluno para compreender e atuar criticamente na realidade na qual está inserido. O Plano de Curso, na verdade, está centrado em habilidade e competências.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.