FRACASSO ESCOLAR: REFELXÕES SOBRE SUAS REPERCUSSÕES NA VIDA DO ESTUDANTE

Autores/as

  • Renata Maria Coimbra Libório

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v5i5.101

Palabras clave:

Fracasso Escolar, Psicó1ogo Escolar, Profissionais da Educação, lntervenção, Preconceito.

Resumen

O fracasso escolar ainda é um fenômeno bastante presente na realidade brasileira que exclui grande parte de nossa população da escola, impedindo seu acesso aos conhecimentos construídos socialmente. Durante muito tempo, os profissionais da educação, em especial o psicó1ogo escolar, compreendiam as causas do fracasso escolar como sendo de responsabilidade da própria criança ou sua família, esses considerados privados culturalmente, o que impossibilitaria a aprendizagem das crianças. Discute-se, no presente artigo, a existência de mitos e preconceitos no cotidiano escolar, o qual dificulta ainda mais a permanência na escola das crianças vindas da classe menos favorecida economicamente. Ressalta-se o prejuízo que o fracasso escolar acarreta na auto-imagem dessas crianças como sendo uma de suas mais perversas repercussões.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2009-12-15

Cómo citar

LIBÓRIO, R. M. C. FRACASSO ESCOLAR: REFELXÕES SOBRE SUAS REPERCUSSÕES NA VIDA DO ESTUDANTE. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 5, n. 5, 2009. DOI: 10.14572/nuances.v5i5.101. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/101. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê