'O QUE PENSAM OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL SOBRE A 'GAGUEIRA'
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v7i7.139Resumen
A educação escolar tem por objetivo, dentre outros, aprimorar o desenvolvimento da comunicação humana através da linguagem oral, gestual e escrita. Estudos tem mostrado que os distúrbios da comunicação humana podem interferir na socialização primaria e secundaria da criança e prejudicar o processo da aprendizagem escolar. A detecção e tratamento precoces destes distúrbiossãoimprescindíveisa inserção social da criança e neste sentido os professores das series iniciais desempenham papel fundamental. Dentre os distúrbios da comunicação humana que afetam a socialização da criança e que podem implicar distúrbios de aprendizagem, sobretudo de leitura e escrita, destaca-se a gagueira. A complexidade e relevância dessa problemática para o processo da aprendizagem escolar ao lado da grande incidência de crianças em fase de alfabetização com gagueira impõem investiga-la na interface Educação e Fonoaudiologia. Com este objetivo, através de questionáriosemiestruturado, identificamos concepções e atitudes de professores em formação inicial (alunos do 3° ano de um curso de Pedagogia), sabre gagueira (etiologia, sintomatologia e tratamento) e suas possíveis relações com o ensino e a aprendizagem da leitura e escrita de crianças com o problema. Os resultados preliminares denotam a importância deste estudo como um caminho para melhor compreender a problemática da 'gagueira' e favorecer a construção de saberes pedagógicos necessáriosa socialização e a aprendizagem de crianças com o problema.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.