Aprendizagem e Desenvolvimento na Teoria de Jean Piaget
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v7i7.148Resumen
Neste artigo são apresentadas, segundo indicay6es de Castorina (1988), e desenvolvidas três etapas em que a teoria Psicogenetica de Jean Piaget debruçou-se sobre as relações entre aprendizagem e desenvolvimento buscando esclarece-las. Na primeira etapa, a teoria buscou diferenciar-se das posi96es empiristas e aprioristas afirmando todo o desenvolvimento cognitivo como construção gradual de estruturas. Na segunda, negou-se a possibilidade de apressar a construção de operações 16gicas atraves de treinos baseados em aprendizagens estritas, por associação e reforço, de respostas corretas. Na terceira etapa a teoria Psicogenetica buscou responder às indagações sobre as possibilidades de se promover o desenvolvimento através da apresentação de situações de desequilíbriocognitivo.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.