TIPOS DE SANÇÃO ESCOLHIDOS POR ADOLESCENTES QUE CUIDAM E EDUCAM SEUS IRMÃOS MENORES
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v23i24.1892Palabras clave:
Desenvolvimento moral, educação moral, justiça, punição, adolescentesResumen
Em algumas famílias, são os irmãos mais velhos que se encarregam de cuidar, proteger e educar os mais novos, assumindo tarefas que, em geral, são realizadas pelos progenitores. Assim, sancionar atos e dar castigos é algo que faz parte de suas vidas. O objetivo deste estudo foi examinar os tipos de sanção escolhidos por adolescentes de nível socioeconômico baixo, que cuidam e educam regularmente seus irmãos. Entrevistaram-se individualmente 16 adolescentes entre 12 e 16 anos, de ambos os sexos, a partir de três histórias sobre justiça retributiva. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, a partir da qual se construíram categorias considerando-se: (a) o conteúdo das sanções prescritas, (b) as justificativas apresentadas pelos participantes e (c) os tipos de sanção: expiatória ou por reciprocidade. A maioria dos participantes preferiu sanções por reciprocidade, embora alguns ainda pensem que a expiação é uma boa forma de corrigir alguém que fez algo errado. Observou-se uma descrença na eficácia do castigo mais que uma crença no diálogo. Considerando-se que esses adolescentes participam ativamente da educação de seus irmãos menores, seria importante promover junto a esses jovens uma reflexão sobre o seu papel educativo. Espera-se que os resultados apresentados possam contribuir para que pesquisadores e profissionais compreendam a importância desses adolescentes enquanto educadores de seus irmãos mais novos.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.