VIGOTSKI E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: A QUESTÃO DO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO

Autores/as

  • Newton Duarte Unesp - Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2150

Palabras clave:

Lev Vigotski, Dermeval Saviani, Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumen

O artigo defende que a psicologia histórico-cultural, para contribuir para a prática educativa escolar, precisa da mediação da Pedagogia histórico-crítica. Nessa direção, o artigo analisa, no terreno das relações entre Psicologia e Pedagogia, um critério para a caracterização do desenvolvimento humano. Situando tanto a psicologia como a pedagogia no processo histórico da luta de classes, o artigo defende que o ser humano se desenvolve pelo uso das mediações que lhe possibilitam passar da condição de ser em si à condição de ser para si.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2150

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-04-25

Cómo citar

DUARTE, N. VIGOTSKI E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: A QUESTÃO DO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 24, n. 1, p. 19–29, 2013. DOI: 10.14572/nuances.v24i1.2150. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/2150. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê