EDUCAÇÃO ESCOLAR ENQUANTO UNIDADE SIGNIFICADO SOCIAL/SENTIDO PESSOAL

Autores/as

  • Andréa Maturano Longarezi
  • Patrícia Lopes Jorge Franco

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2157

Palabras clave:

Significado social, sentido pessoal, educação escolar, ensino desenvolvimental, teoria da atividade

Resumen

O artigo analisa as condições objetivas para efetivação de uma educação escolar que se constitua em processo de humanização pela unidade significado social/sentido pessoal. Tal discussão se alicerça sob as bases do materialismo histórico-dialético presente nas teorias histórico-cultural e da atividade. O processo de humanização, nas condições epistemológicas tratadas, pressupõe a unidade significação/sentido. A chave para a compreensão das possibilidades de uma educação escolar enquanto unidade significado/sentido encontra-se na relação dialética entre educaçãodesenvolvimento-atividade. Em se tratando de educação escolar, sua função humanizadora se concretiza pela via do desenvolvimento integral dos estudantes, o que implica o desenvolvimento de um tipo especial de pensamento que somente a escola poderá formar: o pensamento teórico. Pela apropriação das produções humano-genéricas para-si, no sentido tratado por Heller e Duarte, a escola contribuirá para a constituição de individualidades para-si. Esse é o caminho para a unidade, porque por ele, os sentidos poderão aproximar-se das significações sociais, condição sine qua non para humanização, enquanto processo de desalienação da sociedade. O desenvolvimento da atividade psíquica do homem que permita uma imersão na realidade operando mentalmente com princípios teóricos, podendo pensar e agir sobre a mesma com base nas produções humano-genéricas para-si é que possibilitará aproximar o indivíduo da coletividade, constituir-se humano em sociedade, isso pela via da unidade significado/sentido. Essa convergência encontra-se no campo conceitual da atividade, entendida no sentido tratado por A. N. Leontiev. Se é pela atividade que o homem se desenvolve e é nela que objeto e motivo coincidem, o sentido só se encontrará no significado se constituir-se em atividade. A educação escolar tem papel fundamental neste processo porque a ela compete formalmente essa aproximação. Portanto, precisa consolidar-se pelas suas atividades-meio e atividades-fim: ensino e aprendizagem. Esse é o caminho para o desenvolvimento e para a humanização do homem e da sociedade; humanização pela desalienação, pela unidade significado social/sentido pessoal.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2157

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

LONGAREZI, A. M.; FRANCO, P. L. J. EDUCAÇÃO ESCOLAR ENQUANTO UNIDADE SIGNIFICADO SOCIAL/SENTIDO PESSOAL. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 24, n. 1, p. 92–109, 2013. DOI: 10.14572/nuances.v24i1.2157. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/2157. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê

Artículos más leídos del mismo autor/a