O TRABALHO PEDAGÓGICO PRESENTE NA BRINCADEIRA DE PAPÉIS SOCIAIS E A SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA IMAGINAÇÃO CRIADORA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2159Palabras clave:
Trabalho pedagógico, brincadeira, imaginação criativaResumen
Historicamente o jogo sempre foi concebido como uma ação infantil sem importância para o adulto, visto como um mero passatempo de criança. Contudo, na atualidade, várias são as pesquisas que buscam discutir a importância do jogo e sua importância na das crianças, bem como discutir metodologias para sua utilização na escola. Assim, são objetos deste estudo a brincadeira e a imaginação criadora na infância. Este estudo tem por objetivo analisar como a brincadeira tem sido compreendida e utilizada pelo professor da Educação Infantil e em que medida ela colabora com o desenvolvimento da imaginação criadora. Para tanto, é verificado como o professor da Educação Infantil organiza seu trabalho docente a fim de estimular o desenvolvimento das funções psíquicas na criança. Depois de detidos momentos de estudo, discussão, reflexão e análise dos pressupostos teóricos referentes à Psicologia Histórico-Cultural, pôde-se concluir que o presente texto contribuirá com a reflexão dos professores da Educação Infantil que reconhecem a importância do jogo e da brincadeira na organização pedagógica, bem como a sua indissociabilidade com a imaginação.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.