O ESTUDO DE CASO COMO ABORDAGEM METODOLÓGICA NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2696Palabras clave:
Estudo de caso, Abordagem metodológica, Estudantes de mestrado, Ensino SuperiorResumen
O estudo tem por finalidade analisar as caraterísticas processuais de estudos de caso, aplicados por estudantes de mestrado, em Ciências da Educação. Assim, foi usada uma metodologia predominantemente qualitativa, de orientação interpretativa, porém integrando a quantificação. A análise incidiu em 42 dissertações de estudantes que, entre 2010-2013, optaram pelo estudo de caso. Os trabalhos analisados convergem numa pesquisa mista, qualitativa e quantitativa, descritiva e/ou interpretativa. Os resultados comprovam que a maioria dos estudantes constrói o seu estudo de caso procurando o “como” e o “porquê” da realidade educativa, em contexto. Todavia, nem todos os casos se encontram devidamente sustentados ou interligam teoria-prática, sobretudo no que se refere à análise crítica da produção científica na área, focalização distanciada do investigador, uso de mecanismos de controlo, e ainda aplicabilidade e generalização de resultados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.