Filosofia e Educação Escolar

Autores/as

  • Paulo Roberto Brancatti

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v1i1.30

Palabras clave:

Escola, Cultura, Projeto, Reflexão

Resumen

A filosofia no ensino de 2º grau deve ter um caráter reflexivo onde a atenção principal seja a busca de uma compreensão da realidade existencial e social dos alunos, para uma efetiva concretização da disciplina enquanto atividade específica de conhecimento filosófico/antropológico, direcionadas para a compreensão da cultura simbó1ica e da identidade humana. Além da sua especificidade no 2º grau, cabe a disciplina de filosofia realizar um esforço concreto e atuar conjuntamente na integração do currículo e da formação dos alunos, na busca de uma interdisciplinaridade pedagógica, dentro de um projeto educacional, onde programas, conteúdos, atividades culturais, sejam trabalhadas numa perspectiva de integração do estudante enquanto cidadão que interfere (aceitando ou não) na estrutura da sociedade.

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Publicado

2009-12-11

Cómo citar

BRANCATTI, P. R. Filosofia e Educação Escolar. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 1, n. 1, 2009. DOI: 10.14572/nuances.v1i1.30. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/30. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê