Escola e Sociedade: uma análise pela ótica do fracasso escolar em Presidente Prudente
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v1i1.32Palabras clave:
Fracasso Escolar, Pedagogia Libertadora, mecanismos de Seletividade, Ação Ideológica da Escola, Produção e Reprodução da Sociedade CapitalistaResumen
Objetivando ampliar o entendimento da relação escola-sociedade via fracasso escolar, foram identificadas três categorias de pensadores sobre a questão: "Conteudísticos": identificam o problema do fracasso na discrepância entre o conteúdo elaborado socialmente pelo aluno e o trabalhado na escola. "Reprodutivistas": incompatibilidade do aluno em se adaptar as estruturas da escola. "Pessimistas": a escola atual não serve para os alunos da classe dominada: as falhas na elaboração de programas de ensino, ausência de uma pedagogia libertadora, mecanismos de seletividade desencadeados pela escola, a ação ideológica da escola na produção e reprodução da sociedade capitalista. Assim, torna-se impossível discutir o fracasso escolar como algo interno a escola, quando sua base encontra-se na sociedade.
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