PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL? EM BUSCA DO NÚCLEO CENTRAL DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL A PARTIR DA ANÁLISE DAS EVOCAÇÕES LIVRES

Autores/as

  • Lenira Haddad

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v16i17.322

Palabras clave:

Representação social, trabalho docente, Educação Infantil

Resumen

Este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa que objetiva identificar as representações sociais (RS) de estudantes de pedagogia sobre a profissão de professor de educação infantil.  Apóia-se na teoria da representação social de Moscovici e na teoria do núcleo central de Abric. O artigo analisa os dados coletados por meio da técnica de associação livre de palavras, a partir de quatro palavras indutoras: creche, pré-escola, criança e professor. Utilizou-se do software EVOC para o tratamento dos  dados. Participaram do estudo 89 estudantes primeiroanistas do curso de Pedagogia da UFAL. os
resultados indicam diferenças significativas entre  as RS dos dois segmentos da educação infantil, sugerindo que a organização da RS de creche e pré-escola é determinada menos pela nomenclatura oficial do que pela função tradicionalmente atribuída a essas instituições. A imagem de professor que aparece está mais próxima a de níveis posteriores de ensino, indicando uma remota possibilidade de associar professor à criança pequena.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2011-06-15

Cómo citar

HADDAD, L. PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL? EM BUSCA DO NÚCLEO CENTRAL DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL A PARTIR DA ANÁLISE DAS EVOCAÇÕES LIVRES. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 16, n. 17, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v16i17.322. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/322. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.