"É GRAÇAS AOS AMIGOS QUE SE PODE, ÀS VEZES,S TER SUCESSO" – AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO GRUPO - CLASSE IDEAL PARA ESTUDANTES FRANCESES

Autores/as

  • Nicole Lautier
  • Sophie Richardot

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v16i17.326

Palabras clave:

representações sociais, estudantes, grupo-classe ideal, amizade, sucesso

Resumen

O objetivo deste artigo é estudar as representações sociais de um grupo ideal de classe de alunos de ensino fundamental e médio (12-18 anos), um grupo ao mesmo tempo preocupado com relacionamento amigável e trabalho investido. Como conciliar sucesso escolar e a necessidade de fraternidade? 422 alunos, de diferentes instituições (públicas e privadas, situados na zona central e na periferia) foram convidados a constituir as suas próprias classes ideais a partir de três critérios (nível da escola, comportamento em classe e atitude em relação aos pares). Os resultados mostram que, para os alunos, um grupo-classe tem de ser em primeiro lugar amistoso, em seguida, disciplinado e, finalmente, de um bom nível escolar. Parece também que as diferentes estratégias de sucesso escolar destinadas a articular necessidade de estar envolvido em um grupo amigável e o imperativo de sucesso escolar são elaboradas de acordo com o tipo de instituição e do nível escolar do aluno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2011-06-15

Cómo citar

LAUTIER, N.; RICHARDOT, S. "É GRAÇAS AOS AMIGOS QUE SE PODE, ÀS VEZES,S TER SUCESSO" – AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO GRUPO - CLASSE IDEAL PARA ESTUDANTES FRANCESES. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 16, n. 17, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v16i17.326. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/326. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê