ESPAÇOS E TEMPOS ESCOLARES CONTEMPORÂNEOS: ESPAÇOS E TEMPOS DE EXCLUSÃO?
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v28i3.3456Palabras clave:
Escola, Juventudes, Espaços, Tempos, ExclusãoResumen
Resumo:
Este texto é um recorte de uma pesquisa realizada com jovens-alunos em duas escolas públicas de Porto Alegre. Tem como intenção refletir sobre a seguinte questão: o que faz a escola com aqueles que não conseguem alinhar seus tempos de vida com o rigoroso tempo escolar? Operei com um referencial teórico que nos permite pensar as juventudes em uma dimensão mais ampla do que a simples idade cronológica, assim, cabe considerar que a condição de ‘ser jovem’ na contemporaneidade não deve ser pensada fora do contexto histórico, social e cultural. Com ancoragem na etnografia pós-moderna as ferramentas teórico-metodológicas utilizadas foram conversas e entrevistas advindas dos diários de campo. Os achados me conduziram a pensar que as práticas destes jovens escapam a algumas formas de captura, inquietam a segurança dos saberes escolares, e questionam o poder de nossas práticas criando fendas nas instituições escolares.
Palavras-chave: Escola. Juventudes. Espaços. Tempos. Exclusão
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.