DESENVOLVIMENTO HUMANO E JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS: UMA LEITURA À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v27i2.3776Palabras clave:
Desenvolvimento Humano, Jogo de papéis sociais, Apropriação e Objetivação, Atividade principalResumen
Este trabalho tem por objetivo inserir-se no debate acerca do desenvolvimento humano e do jogo de papéis sociais, buscando trazer contribuições, a partir de uma leitura da Teoria Histórico-Cultural, à educação infantil. Aborda-se que o processo de humanização dos indivíduos se dá a partir da apropriação e objetivação da cultura historicamente produzida, sob a orientação de determinadas atividades, dentre elas a atividade principal do jogo no período da infância. Nesse caminho, a partir dos escritos de Elkonin, Leontiev e Vigotski, discuti-se quais são as características históricas fundamentais de tal atividade, seus fundamentos centrais e quais são as importantes transformações psíquicas que opera. Conclui-se que esta atividade é fundamental para o desenvolvimento das crianças que se encontram em idade pré-escolar, sendo assim, há que serem superadas visões naturalistas e espontaneistas que, muitas vezes, orientam a realização desta atividade na escola de educação infantil.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.