DESENVOLVIMENTO HUMANO E JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS: UMA LEITURA À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores/as

  • Rodrigo Lima Nunes UNESP
  • Irieneu Aliprando Tuim Viotto Filho Unesp

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i2.3776

Palabras clave:

Desenvolvimento Humano, Jogo de papéis sociais, Apropriação e Objetivação, Atividade principal

Resumen

Este trabalho tem por objetivo inserir-se no debate acerca do desenvolvimento humano e do jogo de papéis sociais, buscando trazer contribuições, a partir de uma leitura da Teoria Histórico-Cultural, à educação infantil. Aborda-se que o processo de humanização dos indivíduos se dá a partir da apropriação e objetivação da cultura historicamente produzida, sob a orientação de determinadas atividades, dentre elas a atividade principal do jogo no período da infância. Nesse caminho, a partir dos escritos de Elkonin, Leontiev e Vigotski, discuti-se quais são as características históricas fundamentais de tal atividade, seus fundamentos centrais e quais são as importantes transformações psíquicas que opera. Conclui-se que esta atividade é fundamental para o desenvolvimento das crianças que se encontram em idade pré-escolar, sendo assim, há que serem superadas visões naturalistas e espontaneistas que, muitas vezes, orientam a realização desta atividade na escola de educação infantil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-02-20

Cómo citar

NUNES, R. L.; VIOTTO FILHO, I. A. T. DESENVOLVIMENTO HUMANO E JOGO DE PAPÉIS SOCIAIS: UMA LEITURA À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 2, p. 231–248, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v27i2.3776. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/3776. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dissertações e Teses

Artículos más leídos del mismo autor/a