ALFABETIZAÇÃO NAS DÉCADAS DE 1950-1980, SEGUNDO REGISTROS DE MEMÓRIAS: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A PRESENÇA E SIGNIFICADO DA FAMÍLIA NO PERÍODO DA ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v9i9/10.397Resumen
Neste trabalho são apresentados resultados de um estudo sobre Memórias da Alfabetização. A análise dessas memórias foi orientada pelas seguintes questões: (1) Quais lembranças do período da alfabetização ficaram registradas na memória dos participantes e quais os sentimentos a elas relacionados? (2) Que temas são recorrentes nelas? (3) Como a família e as relações familiares comparecem nas memórias? Considerando a diversidade dos sujeitos quanto à procedência (diferentes regiões do país) e à época em que foram alfabetizados (décadas de 50 a 80) acredita-se que as memórias expressemdiferentes representações acerca da escola e das suas práticas, dos métodos de alfabetização e das experiências vividas, no espaço da escola e nas relações familiares. A análise desses registros tem possibilitado resgatar, sob um enfoque singular, alguns traços significativos da história da alfabetização, das práticas das professoras e da cultura escolar e familiar, ao longo dessas quatro décadas, na escola brasileira.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.