A formação autora e leitora da criança na educação infantil: Algumas considerações teóricas

Autores/as

  • Ana Maria Esteves Bortolanza UNIVERSIDADE DE UBERABA

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v29i1.4529

Palabras clave:

Educação Infantil. Leitura e Escrita. Formação de professores

Resumen

Este artigo, resultado de uma pesquisa teórica, tem como objetivo discutir os fundamentos teóricos que podem subsidiar o trabalho pedagógico de professores da educação infantil no que se refere à formação da atitude autora e leitora da criança, considerando que vivemos em uma sociedade grafocêntrica em que as crianças têm contato com a cultura escrita desde muito pequenas. Partindo do pressuposto de que não se trata de alfabetizar precocemente, o estudo enfoca a formação da atitude autora e leitora da criança no processo de apropriação da escrita, partindo de sua inserção no mundo da cultura escrita, com ênfase no papel mediador do professor nesse processo. Apontam-se neste este estudo subsídios teóricos aos professores que possam contribuir para uma reflexão sobre a formação autora e leitora da criança na escola de educação infantil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Maria Esteves Bortolanza, UNIVERSIDADE DE UBERABA

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP

Docente da Universidade de Uberaba, Programa de Pós-Graduação em Educação

Publicado

2018-12-20

Cómo citar

BORTOLANZA, A. M. E. A formação autora e leitora da criança na educação infantil: Algumas considerações teóricas. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 29, n. 1, 2018. DOI: 10.32930/nuances.v29i1.4529. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/4529. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos - FLUXO CONTÍNUO

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.