CIBERCONTEÚDOS EDUCATIVOS E SUA CONSTRUÇÃO EM REDE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i1.4741

Palabras clave:

cibercultura. conteúdos digitais. ciberconteúdos educativos

Resumen

Esse texto propõe o conceito de ciberconteúdos educativos a partir de duas análises: uma teórica sobre a cibercultura e a produção de materiais didáticos destinados à educação on-line; e outra a partir dos resultados de um estudo empírico. A pesquisa desenvolveu-se com graduandos e pós-graduandos de um grupo de pesquisa de diferentes áreas do conhecimento, vinculados à Universidade Federal do Ceará – UFC, que planejaram, criaram e analisaram os ciberconteúdos educativos em rede.adotado foi a pesquisa ação. Os resultados desta pesquisa indicam que: a) a ambiência do digital em rede potencializa e faz emergir outros espaços e tempos de construção coletiva de conteúdos educativos, proporcionando fazeres e saberes autorais colaborativos; b) novas redes educativas são tecidas no ciberespaço e amparam a pesquisa, a escrita e a disseminação de linguagens multirreferenciais; c) faz-se necessário articular novas propostas de elaboração de conteúdos educativos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ofélia Alencar de Mesquita, Universidade Estadual do Ceará

Professora da Universidade Regional do Cariri cedida à Universidade Estadual do Ceará ,especialista em Teoria da Comunicação e da Imagem e em Educação a Distância , mestra em Novas Tecnologias da Informação e Comunicação e em Educação e doutora em Educação. Coordenou o Projeto Banco Internacional de Objetos Educacionais - UFC Virtual e atualmente coordena o curso de Pedagogia na modalidade a distância da Universidade Estadual do Ceará, vinculado a Universidade Aberta do Brasil - UAB.  Pesquisa sobre :educação a distância, educação em rede, mídias na educação e materiais didáticos digitais

José Aires Castro Filho, UFC

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1988), mestrado em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (1992) e doutorado em Mathematics Education - University Of Texas At Austin (1999). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Ceará, sendo Vice-diretor e Coordenador de Programas Acadêmicos do Instituto UFC Virtual. è Líder do Coordena o Grupo de Pesquisa e Produção em Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA) desde 2004. Atua principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, Informática Educativa e Psicologia da Educação Matemática

Eduardo Santos Junqueira Rodrigues, UFC

Doutor em Educação pela Michigan State University, professor adjunto do Instituto UFC Virtual e professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência nas áreas de Educação e Comunicação Social, com ênfase em cibercultura, novos letramentos, inclusão digital, multimodalidade e hipertexto, pesquisa etnográfica e educação online. Coordena pesquisa sobre navegação hipermodal em contextos de aprendizagem, financiado pelo CNPq (Edital Universal - MCTI/CNPQ N º 14/2012). É líder do grupo de pesquisa Linguagens e Educação em Rede (LER)

Publicado

2017-04-14

Cómo citar

DE MESQUITA, O. A.; CASTRO FILHO, J. A.; SANTOS JUNQUEIRA RODRIGUES, E. CIBERCONTEÚDOS EDUCATIVOS E SUA CONSTRUÇÃO EM REDE. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 1, p. 44–62, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i1.4741. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/4741. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê