A ILUSTRAÇÃO DO LIVRO INFANTIL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: CONTRIBUIÇÕES DE UM ACERVO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.5072

Palabras clave:

PNBE, ilustração, livro infantil.

Resumen

O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) foi criado em 1997, com o objetivo de garantir acesso a obras de literatura infantil e juvenil aos alunos da escola pública. O investimento sistemático, por parte do governo, na distribuição de obras para rede escolar resultou em ampla cobertura, com acervos de obras literárias, livros de referência e de apoio à formação de professores em todo território nacional. Embora abarque em seus acervos um número extenso de diversos gêneros, inicialmente, não havia denominação de títulos que contemplassem a narrativa visual ou o livro de imagens. O espaço conquistado pelo livro de imagens ainda é restrito e necessita de ampliação em direção da formação dos leitores e dos mediadores. Em o PNBE começou a incluir em seus acervos alguns livros de imagens, e em 2005 foi organizada a categoria “livro de imagem” – com a presença do livro Ritinha bonitinha (2005) de Eva Furnari - e a categoria “livros de narrativas por imagens” em 2010. Nesse artigo, nos deteremos, inicialmente, no percurso sobre a ilustração no livro infantil, e depois, na presença dos livros de imagens no PNBE que são apresentados nesse intervalo (2005/2010), nos interessa investigar as categorias e os livros aí colocados em suas definições para leitura e anos escolares indicados. Acreditamos que a discussão terminológica possa servir de ponto de partida para avaliar as relações estabelecidas entre os títulos dos acervos e os leitores para os quais estes são direcionados. Apoiamos nossas observações sobre livro de imagens e de narrativa visual em Hunt (2010), Nikolajeva e Scott (2011) e Linden (2011) e sobre leitura de ilustração e formação do professor em Camargo (1988) e Ramos (2012).

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Biografía del autor/a

Márcia Tavares Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Centro de Humanidades, Unidade Acadêmica de Letras

Literatura e Ensino, Literatura Infanto Juvenil

DOUTORADO EM LITERATURA BRASILEIRA (CENTRO DE HUMANIDADES, ARTES E LETRAS)

Publicado

2017-08-11

Cómo citar

TAVARES SILVA, M. A ILUSTRAÇÃO DO LIVRO INFANTIL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR: CONTRIBUIÇÕES DE UM ACERVO. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 2, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i2.5072. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/5072. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos - FLUXO CONTÍNUO