ENTRE AÇÕES E EMOÇÕES: O PRIMEIRO ANO DE VIDA DO BEBÊ E A SINGULARIDADE DA PRÁTICA EDUCATIVA

Autores/as

  • Lucineia Maria Lazaretti professora do departamento de teoria e prática da educação da Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Aparecida Mello professora do departamento de teorias e práticas pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i3.5149

Palabras clave:

Primeiro Ano de Vida. Teoria Histórico-Cultural. Prática Educativa.

Resumen

A singularidade da prática educativa com os bebês, especificamente, durante o primeiro ano de vida apresenta desafios e inquietações quanto à sua finalidade e à sua organização. Este texto tem por objetivos discutir sobre a especificidade das aprendizagens e desenvolvimento culturais do primeiro ano de vida do bebê, indicando alguns limites e desafios que, ainda, persistem na prática educativa; bem como anunciar elementos orientadores para a organização do ensino durante o primeiro ano de vida. Nesse caminho, a partir dos referencias teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural, explicitamos os elementos orientadores do trabalho necessário do professor, para esse período de vida, defendendo que a qualidade das mediações intencionais culturais possibilitadas pelo docente e pela Escola promovem  conquistas fundamentais para esse indivíduo em processo de formação humana. Portanto, para organizar o ensino, elencamos alguns elementos orientadores tais como: a organização do espaço e do tempo; a qualidade de recursos e meios para o desenvolvimento das atividades de ensino; a relação bebê-professor e bebê-bebês em atividades conjuntas e compartilhadas. Concluímos que a singularidade educativa do primeiro ano de vida está na promoção de novos motivos, novos interesses que promovam transformações qualitativas nos processos psíquicos do bebê, por meio de uma postura pedagógica do professor, que ao dirigir o olhar, o gesto, o toque ao bebê, afeta positivamente à sua formação humana. É pelo ensino que a criança se apropria de formas, culturalmente, humanas, e isso ocorre pela mediação do professor, desafiando e incitando a criança a novas possibilidades potenciais.

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Biografía del autor/a

Lucineia Maria Lazaretti, professora do departamento de teoria e prática da educação da Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2009-2013). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2003), com habilitação em Educação Infantil. Especialização em Teoria Histórico-Cultural pela Universidade Estadual de Maringá (2004-2006). Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista. Assis-SP (2006-2008). É professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá. Atua nos seguintes temas: Educação Infantil; Desenvolvimento Humano; Psicologia Histórico-Cultural, Organização do Ensino; Didática.

Maria Aparecida Mello, professora do departamento de teorias e práticas pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Educação Física pela Fundação Educacional São Carlos Escola de Educação Física de São Carlos (1983), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (1994), Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Atualmente exerce o cargo de Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Comunitários e Estudantis junto à PROACE /UFSCar. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Escola de Vigotsky ( NEEVY). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Aprendizagem e Desenvolvimento Infantis, Criança de 0 a 10 anos, Formação Inicial e Continuada de Professores de Educação Infantil, Atividade de Brincadeira na Infância, Atividade de Movimento na Infância, Consumismo na Infância, A criança e as tecnologias, entre outros.

Publicado

2018-04-13

Cómo citar

LAZARETTI, L. M.; MELLO, M. A. ENTRE AÇÕES E EMOÇÕES: O PRIMEIRO ANO DE VIDA DO BEBÊ E A SINGULARIDADE DA PRÁTICA EDUCATIVA. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 3, 2018. DOI: 10.14572/nuances.v28i3.5149. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/5149. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê