A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SÃO PAULO (1846-1996): A PRÁTICA DE ENSINO EM QUESTÃO

Autores/as

  • Monica Fürkotter
  • Jorge Luís Mazzeo Mariano

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i2.5723

Resumen

A resenha focaliza o livro “A formação de professores em São Paulo (1846-1996): a prática de ensino em questão”, publicado em 2016, por Jane Soares de Almeida. A autora caracteriza a sociedade brasileira nos anos finais do século XIX, as Escolas Normais, a Habilitação Específica para o Magistério (HEM) e os Centros de Formação e Aperfeiçoamento para o Magistério (CEFAMs), sendo os dois últimos condenados pela Lei 9.394/1996, ao exigir diploma de nível superior aos professores da educação básica. Segundo Almeida, as reformas procedidas desde o século XIX se orientavam muito mais por motivações políticas do que por necessidades educacionais e, no que diz respeito à formação prática, cerne da discussão da obra, a disciplina se manteve quase inalterada por todo o século XX nas Escolas Normais, na HEM, posteriormente nos CEFAMs e também no ensino superior, nos cursos de Pedagogia.

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Publicado

2017-08-11

Cómo citar

FÜRKOTTER, M.; MAZZEO MARIANO, J. L. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SÃO PAULO (1846-1996): A PRÁTICA DE ENSINO EM QUESTÃO. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 2, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v28i2.5723. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/5723. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Resenhas

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