“MINHA BRINCADEIRA FAVORITA NA ESCOLA”: UMA ANÁLISE DA CULTURA LÚDICA DE CRIANÇAS DE SÃO LUÍS – MA
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v30i1.5835Palabras clave:
Escola. Crianças. Brincadeiras.Resumen
O presente estudo possui natureza qualitativa, com referencial teórico construído à luz da sociologia da infância. Tem como objetivo analisar as brincadeiras infantis de uma escola pública de São Luís – MA. Para tanto, construímos uma pesquisa de campo, em que as informações foram geradas por meio da observação dos tempos e espaços da entrada, do recreio e da saída, conversas com os sujeitos e a produção de desenhos. Ao todo foram produzidos 71 desenhos, com a temática “Minha brincadeira favorita na escola”. A pesquisa foi desenvolvida com quatro turmas de 2º ao 5º ano da instituição elencada, com crianças de 7 a 13 anos. Emergiram do corpus de pesquisa seis categorias de análise acerca do repertório lúdico representado nos desenhos, sendo elas brincadeiras: “de perseguição”, “de esportes”, “com brinquedos”, “de faz-de-conta”, “tradicionais” e “de luta”. Peculiaridades da cultura local, traços de brincadeiras tradicionais, materiais tecnológicos, roteiros e personagens veiculados nas mídias, os tempos e espaços na e da escola, foram ressignificados apresentando um universo simbólico que orientaram as práticas corporais da infância. Compreendemos, por fim, que, as crianças estudadas dispõem de um amplo repertório de brincadeiras, e, sobretudo, possuem uma grande capacidade em se apropriar, em constante interação, de elementos do cotidiano.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.