O DILEMA PRODUTIVIDADE-QUALIDADE NA PÓS-GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v17i18.723Palabras clave:
política educacional, pós-graduação, dilema produtividade-qualidade, neoliberalismoResumen
Este artigo, para discutir o dilema produtividade-qualidade na educação, aborda inicialmente o significado da pós-graduação e o modelo de pós-graduação implantado no Brasil. Em seguida, aponta-se, ao tematizar a questão da produtividade, que esta é ligada à concepção produtivista da educação, cuja origem remonta à Teoria do capital humano, e que se fortaleceu com a hegemonia do neo-liberalismo nas duas últimas décadas; e ao tematizar a questão da qualidade, aponta-se que o aumento da qualidade se revela compatível com o aumento da produtividade no âmbito da produção material, mas não no âmbito de atividades nas quais o produto não é separável do ato de produção. Tendo em vista estes pontos, ressignifica-se o dilema produtividade-qualidade e constroem-se estratégias que podem ser acionadas na luta por uma produção qualitativamente relevante na pesquisa e na pós-graduação em educação.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.