AS REFORMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E NA UNIÃO EUROPEIA E OS NOVOS PAPEIS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v17i18.724Palabras clave:
Educação Superior, universidade, reformas, finalidades sociaisResumen
O texto analisa o processo de constituição dos novos papéis sociais que estão sendo requeridos das universidades públicas no contexto da reforma da educação superior no Brasil e na União Europeia, desde os anos 1990, tendo por base o cenário de internacionalização desse nível de ensino, que coloca em debate a necessidade de reconfiguração das universidades públicas, em consonância com as aceleradas transformações decorrentes da reestruturação produtiva do capitalismo global. As reformas em curso vem possibilitando a introdução de novos agentes reguladores, além de certa padronização nos formatos institucionais e nos itinerários formativos, em prejuízo de uma formação mais acadêmica. Destacam-se, ainda, as novas demandas econômicas e o novo modus operandi da produção do conhecimento, bem como as mudanças nos critérios de relevância e de pertinência social, que implicam em alterações significativas na concepção de universidade, tornando-as mais afinadas com as exigências da globalização produtiva.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.