RESPONSABILIDADES EDUCACIONAIS DOS MUNICÍPIOS E COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE COM A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA EM ANDAMENTO

Autores/as

  • Yoshie Ussami Ferrari Leite Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP
  • Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP
  • Vanda Moreira Machado Lima Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP
  • Camila Aparecida Ortiz Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP
  • Douglas Gonçalves De Paula Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP
  • Gabriela Reginato de Souza Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP
  • Mônica Almeida Cabrera Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v17i18.728

Palabras clave:

escola pública, necessidades formativas, representações sociais, aluno, formação contínua

Resumen

Este artigo analisa o novo papel dos sistemas municipais de educação, enquanto relata uma pesquisa realizada junto a professores do município de Regente Feijó. Seu objetivo é captar as representações sociais a respeito de escola pública e de seu aluno. A pesquisa representa continuação e aprofundamento qualitativo de survey, realizado junto a 533 professores de 10 municípios das regionais da UNDIME de Presidente Prudente e Presidente Epitácio. O instrumento de pesquisa utilizado envolve questões abertas e fechadas, bem como a utilização do software EVOC e a análise de conteúdo para a categorização dos dados coletados. Constatou-se que os professores, não raro, enfrentam dificuldades para lidar com a clientela real da escola, o que suscita a urgência de um trabalho específico de formação nesse âmbito relacional. Em decorrência, busca-se, através desta pesquisa, levantar as Necessidades formativas dos professores, visando a construir, junto aos municípios, processos de formação contínua adequados à consolidação de suas redes na perspectiva de uma educação de qualidade. Procura-se, dessa forma, criar uma parceria, que efetive o compromisso social da universidade para fornecer aos municípios condições de cumprir produtivamente suas novas funções como sistema educacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

LEITE, Y. U. F.; DI GIORGI, C. A. G.; LIMA, V. M. M.; ORTIZ, C. A.; DE PAULA, D. G.; SOUZA, G. R. de; CABRERA, M. A. RESPONSABILIDADES EDUCACIONAIS DOS MUNICÍPIOS E COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE COM A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA EM ANDAMENTO. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 17, n. 18, 2010. DOI: 10.14572/nuances.v17i18.728. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/728. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>