O Mundo Da Escrita E Sua Conceção Sócio-Histórica

Autores/as

  • Sônia Maria Coelho Móre

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v4i4.76

Palabras clave:

Alfabetização (conceitos), Processes Mentais Superiores, Psicologia Histórico-Social, Processo de lnternalização, Aquisição da Escrita.

Resumen

Este artigo trata dos processos mentais superiores descobertos por Vygotsky e colaboradores, evidenciando a superioridade dos atos humanos no reino animal. Destaca a compreensão da linguagem falada, inicialmente tida como elo mediador entre a fala e a escrita e como a fala desaparece no momento em que a criança assume a escrita como um processo discursivo. Assim, na presença do outro, ela sente a necessidade de produzir uma escrita compreensível a todos, o que ocorre por meio do processo da internalização, no qual a atividade mediada se transforma em intrapsicológica originando a atividade voluntária. Aponta os motivos que levam uma criança a escrever e analisa a evolução desse processo, passando do rabisco ao desenho ate a escrita, numa situação eminentemente histórico-social. O professor e delineado como "tutor' indispensável no processo de educação escolar, atuando na chamada “zona de desenvolvimento próximo”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2009-12-15

Cómo citar

MÓRE, S. M. C. O Mundo Da Escrita E Sua Conceção Sócio-Histórica. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 4, n. 4, 2009. DOI: 10.14572/nuances.v4i4.76. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/76. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê