Multiplicidade de saberes na prática pedagógica da educação de jovens e adultos: dialogando a partir do livro didático

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v31i0.8327

Palabras clave:

Livro Didático, Saberes. Prática Pedagógica, Educação de Jovens e Adultos

Resumen

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de Mestrado realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB) sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola rural, localizada em um município de Lagoa de Dentro-Paraíba, que objetivou compreender como se dá a relação de saberes na EJA, a partir do uso Livro Didático. A problemática que norteou as discussões foi a multiplicidade de saberes que permeiam as práticas pedagógicas da EJA, tomando como pedra de toque, o Livro Didático, EJA Moderna (2013).Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e o estudo de caso foi adotado como procedimento metodológico. Primeiro, apresenta-se reflexões acerca das dimensões históricas, políticas pedagógicas, do livro didático no contexto da EJA. Em seguida, busca-se refletir sobre a prática pedagógica da EJA como espaço de interatividade de saberes. Por fim, são explicitadas situações que permite-nos compreender a sala de aula da EJA como espaço de múltiplos saberes. A título de considerações finais, o cotidiano da Educação de Jovens e Adultos revela-se como espaço plural que não se resume aos saberes dos livros didáticos; constitui saberes dotados de subjetividades, representações, intencionalidades, significados e historicidades que dão vida a uma identidade específica que engloba os saberes dos educandos/as e da professora.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Lígia Isídio Alves, CFP/UFRB

Doutoranda em Educação e Mestre em Educação pela UFPB. Bolsista Capes/ Fapesq. Membro do Núcleo Carolina Maria de Jesus – Pesquisa e Extensão em Educação Popular, Agroecologia e Alfabetização da Classe Trabalhadora, ligado ao do CFP/UFRB.

Severino Bezerra da Silva, CFP/UFRB

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Professor Associado IV da UFPB, atuando na Graduação e Pós-Graduação em Educação, lotado no Departamento de Metodologia da Educação do Centro de Educação, Campus I; Membro do Núcleo Carolina Maria de Jesus – Pesquisa e Extensão em Educação Popular, Agroecologia e Alfabetização da Classe Trabalhadora, ligado ao CFP/UFRB.

Citas

AOKI, V. EJA Moderna: Educação de Jovens e Adultos: Alfabetização. São Paulo: Editora Moderna, 2013.

BEISIEGEL, C. R. Estado e Educação Popular: um estudo sobre educação de adultos. São Paulo: Pioneira, 1974.

BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

BITTENCOURT, C. M. F. Livros didáticos entre texto e imagens. In: BITTENCOURT, C. M. F. O saber histórico na sala de aula. 8 ed. São Paulo: Contexto, 2008.

BRASIL. Edital de Convocação para o Processo de Inscrição e Avaliação de Obras Didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos (PNLD EJA) 2014. MEC/SECADI. 2012. Disponível em <http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/livro-didatico-apresentacao>. Acesso em: 16 jun. de 2019.

BRASIL. Lei nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 26 de dezembro de 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 22 jun de 2019.

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004.

FÁVERO, O. Referências sobre materiais didáticos para a educação popular. In: PAIVA, V. (Org.). Perspectivas e dilemas da educação popular. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.

FREIRE, P. Ação Cultural para Liberdade: e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

FREIRE, P. Educação e Política. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GATTI JÚNIOR, D. Entre políticas de Estado e práticas escolares: uma história do livro didático no Brasil. In: STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H. (Org.). História e memórias da educação no Brasil. Vol. III – Século XX. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

JOVCHELOVICH, S. Os contextos do saber: representações, comunidade e cultura. Trad. de Pedrinho Guareschi. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

KADT, E. Católicos Radicais no Brasil. Tradução de Maria Valentina Rezende e Maria Valéria Rezende. João Pessoa: Editora Universitária, 2003.

MUNAKATA, K. Investigações acerca dos livros escolares no Brasil: das ideias à materialidade. In. Memória Del VI Contreso Iberoamericano de História de la Educación Latinoamericana, San Luis. Potosoi (versão em CD-ROM), 2003.

SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Trad. de Claúdia Shilling. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda, 1998.

Publicado

2020-12-01

Cómo citar

ALVES, M. L. I.; SILVA, S. B. da. Multiplicidade de saberes na prática pedagógica da educação de jovens e adultos: dialogando a partir do livro didático. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 31, p. 275–294, 2020. DOI: 10.32930/nuances.v31i0.8327. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/8327. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Publicação Contínua