Explorando o potencial educacional do Instagram no desenvolvimento profissional
Estratégias e perspectivas
DOI :
https://doi.org/10.32930/nuances.v31i0.10322Mots-clés :
Instagram, Possibilidades Educativas, Conhecimento, Desenvolvimento Profissional, Cultura da ConvergênciaRésumé
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) têm desempenhado um papel fundamental na transformação das interações sociais, educacionais e profissionais. Com a proliferação de dispositivos móveis, internet e redes sociais, o modo como as pessoas se comunicam, aprendem e trabalham tem sido redefinido. Nesse contexto, este estudo concentra-se no potencial educacional do Instagram no desenvolvimento profissional. Embora inicialmente concebido como uma plataforma de compartilhamento de fotos e vídeos, o Instagram emergiu como um ambiente rico para a troca de conhecimentos e construção de redes profissionais. Por isso, o objetivo deste estudo é analisar o potencial educacional do Instagram e apresentar estratégias práticas para sua utilização eficaz no desenvolvimento profissional. A metodologia adotada consistiu em uma abordagem fundamentada em dois pilares: fundamentação teórica, pautada principalmente em Jenkins (2008), e análise dos formatos e características oferecidos pela própria plataforma, interpretados à luz da cultura da convergência. Os resultados apontam o Instagram como um potencial aliado no processo de aprendizado e desenvolvimento profissional. Apesar das limitações referentes às possíveis mudanças na plataforma, este estudo visa contribuir para a literatura sobre o uso educacional das redes sociais, especificamente focado no Instagram.
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