As Implicações da Educação Física Frente à Hierarquia dos Saberes Escolares

Auteurs

  • Giani Peres

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v6i6.120

Résumé

Este artigo retrata a historicidade do componente curricular Educação Física, bem como reconhece a posição de inferioridade e de marginalidade desse componente frente à hierarquia do saber escolar. Discute-se ainda a questão da formação dos/as futuros/as profissionais da educação desta área do conhecimento que, além de precária, acaba por contribuir para com a perpetuação do status quo. Analisa a Educação Física frente aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), que por sua vez, são fruto do MEC (Ministério da Educação e do Desporto) com base na Nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira). Por fim, busca-se realçar alternativas viáveis para conscientização dos/as futuros/as profissionais, a fim de extinguir o viés da hierarquia dos saberes que prima pela valorização de um/s determinado/s componente/s em detrimento de outros.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2009-12-15

Comment citer

PERES, G. As Implicações da Educação Física Frente à Hierarquia dos Saberes Escolares. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 6, n. 6, 2009. DOI: 10.14572/nuances.v6i6.120. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/120. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê