AVALIAÇÃO DE CONTEXTOS NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DA INFÂNCIA: INDICAÇÕES PARA A INVESTIGAÇÃO A PARTIR DOS PROTAGONISTAS
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v14i15.157Mots-clés :
Educação Infantil, Avaliação institucional, Qualidade do serviço educacional, metodologia de pesquisa.Résumé
O trabalho que aqui apresentamos sintetiza parte do processo de reflexão que temos desenvolvido junto ao Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância NUPEIN – no Centro de Ciências da Educação da UFSC. Os resultados apontam para a importância do processo de valorização do profissional responsável pela organização e pela ação educativa, implicando necessariamente no esforço de engajamento dos mesmos no processo de reflexão sobre sua própria prática e formação. Nessa perspectiva, temos clareza que as pesquisas realizadas nas instituições só fazem sentido na medida em que de fato possam contribuir para a melhoria do trabalho realizado junto às meninas e meninos que freqüentam creches e pré-escolas. O estabelecimento de indicadores para avaliação dos contextos educativos exige de um lado, maior articulação entre os processos de investigação e os de formação e, de outro lado, uma compreensão do que se entende por avaliação.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.