PRINCÍPIOS ÉTICOS EM VIGOTSKI: PERSPECTIVAS PARA A PSICOLOGIA E A EDUCAÇÃO

Auteurs

  • Achilles Delari Junior Professor aposentado

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2153

Mots-clés :

Vigotski, ética, psicologia, educação, marxismo

Résumé

Este texto explora criticamente princípios éticos pertinentes à psicologia de Vigotski, nem sempre explicitados por outros estudiosos, procurando esboçar suas consequências para a prática social do psicólogo e do educador, de modo reflexivo e não normativo. Na primeira seção, explicita-se que o valor fundamental para a perspectiva histórico-cultural é a própria humanidade. Contudo, não se trata de um humanismo ingênuo, nem liberal, mas crítico de raiz marxista. No interior deste “humanismo crítico”, detalham-se os conceitos de “superação”, “colaboração” e “emancipação”, como busca de salto para o “reino da liberdade”. Na segunda seção, são abordadas contradições enfrentadas por trabalhadores da psicologia e da educação que tentem pautar suas práticas em tais valores morais. Alia-se a necessidade de ver a realidade de modo crítico com a de entendê-la em sua historicidade, portanto, no caráter dinâmico e conflitivo das lutas que constituem a sociedade e nossos papéis dentro dela. Na terceira seção, coloca-se o “método construtivo” [konstruktivnii metod] como um elo entre os princípios antes discutidos e a prática social do psicólogo e do educador, na constituição da sua personalidade e a de seus interlocutores. Finalmente, como desafio e pedido de réplica, problematizam-se as possibilidades de superação da hipocrisia da ética burguesa, com base no princípio da organização coletiva classista radical.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2153

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Achilles Delari Junior, Professor aposentado

Psicólogo pela UFPR, desde 1993, mestre em Educação pela Unicamp desde 2000. Concebeu, redigiu e efetivou projeto de extensão de dois anos com crianças sem terra (MST); atendeu, como psicoterapeuta, crianças vítimas de diferentes tipos de violência (Programa Sentinela); lecionou no ensino superior durante 10 anos. Aposentou-se por invalidez em 2009. É pesquisador convidado em grupos de pesquisa inscritos no direto do CNPq, na Unicamp e UFG. E pesquisador convidado em projeto de pesquisa do Departamento de Psicologia da UEM. Dedica-se ao estudo: da história da psicologia russa e soviética; da metodologia da psicologia; e dos sistemas afetivos.

Comment citer

DELARI JUNIOR, A. PRINCÍPIOS ÉTICOS EM VIGOTSKI: PERSPECTIVAS PARA A PSICOLOGIA E A EDUCAÇÃO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 24, n. 1, p. 45–63, 2013. DOI: 10.14572/nuances.v24i1.2153. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/2153. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê