EDUCAÇÃO MUSICAL: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO INFANTIL
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v24i1.2164Mots-clés :
Desenvolvimento do pensamento, Educação musical, Educação InfantilRésumé
Este estudo teve como objetivo investigar a contribuição da música na organização do pensamento infantil em 15 crianças de três a cinco anos sem experiência em musicalização de uma pré-escola pública no município de Campo Mourão - PR. Buscamos respaldo teórico na perspectiva Histórico-Cultural que preconiza serem as relações entre os sujeitos imprescindíveis para a formação do pensamento. Desse modo, nos sentimos encorajadas a produzir e efetivar situações de ensino com a linguagem musical, já que as mesmas originam-se e ocorrem na prática social. Neste texto, discutiremos a respeito dos dados da pesquisa que foram coletados e analisados conforme as seguintes etapas: 1) conhecimento musical prévio das crianças; 2) apropriação do conteúdo desenvolvido; 3) verificação da influência dos conteúdos musicais sobre a organização do pensamento das crianças envolvidas. Com base nos resultados obtidos, podemos afirmar que a música, como uma das manifestações da linguagem humana, é, sem dúvida, uma forma de expressão que promove o desenvolvimento infantil por permitir à criança a utilização de instrumentos verbais que podem ser transferidos para outras circunstâncias, uma vez que a qualidade do pensamento, depende das associações e generalizações que ela aprenda estabelecer. No entanto, para que ocorra essa apropriação, é necessária, por parte dos professores da Educação Infantil, uma prática organizada e consciente no ensino da música.
Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.