O DISPOSITIVO METODOLÓGICO E INTERVENTIVO AUTOCONFRONTAÇÃO E SEUS USOS EM PESQUISAS DE EDUCAÇÃO

Auteurs

  • Deivis Perez Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP)
  • Carla Messias PUC-SP

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2699

Mots-clés :

Educação, Metodologia de pesquisa, Trabalho

Résumé

Este artigo apresenta estudo acadêmico-científico sobre o uso do dispositivo metodológico e interventivo nomeado autoconfrontação em pesquisas produzidas em programas de pós-graduação stricto sensu de Educação brasileiros. A autoconfrontação foi criada pelo linguista Daniel Faïta e aperfeiçoada pelo psicólogo Yves Clot no contexto da abordagem histórico-cultural de Psicologia e Educação, de Lev Semenovich Vigotski e, mais especificamente, no âmbito da Clínica da Atividade. Trata-se de dispositivo que busca captar os múltiplos discursos e perspectivas em torno de um ofício determinado, integrando pesquisador e trabalhadores, de modo a favorecer a instalação de um movimento dialético de análise e produção de saberes sobre o trabalho, apropriação destes conhecimentos pelo coletivo de trabalhadores e transformação da atividade laboral. Optamos pela abordagem qualitativa de pesquisa e pela realização da análise documental dos resumos de pesquisas que resultaram na produção de teses de doutorado e dissertações de mestrado realizadas no Brasil entre 1987 e 2011. Foram examinados os estudos que tiveram os seus resumos reunidos e tornados disponíveis pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em seu sítio eletrônico. Os resultados apontam que a autoconfrontação é usada de modo fragmentado nos estudos produzidos na área da Educação, ao servir prioritariamente para recolha de dados e ao conferir menor ênfase para a transformação do processo laboral.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2699

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Deivis Perez, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP)

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Professor da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP).

Carla Messias, PUC-SP

Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pela Universidade Nova de Lisboa; Professora de Língua Portuguesa vinculada à Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso.

Publiée

2014-01-22

Comment citer

PEREZ, D.; MESSIAS, C. O DISPOSITIVO METODOLÓGICO E INTERVENTIVO AUTOCONFRONTAÇÃO E SEUS USOS EM PESQUISAS DE EDUCAÇÃO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 24, n. 3, p. 81–100, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v24i3.2699. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/2699. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê

Articles similaires

1 2 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.