O JOGO DE PAPÉIS COMO ATIVIDADE PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APONTAMENTOS PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA

Auteurs

  • Giselle Modé Magalhães
  • Afonso Mancuso de Mesquita Instituto Municipal de Educação Superior de São Manuel - IMES

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2727

Mots-clés :

Emancipação humana, Politização do professor, Ensino, Jogo de papéis

Résumé

O presente trabalho insere-se no diálogo da Psicologia Histórico-Cultural com os processos pedagógicos da Educação Infantil. Aborda-se os conteúdos trazidos por Daniíl Elkonin, autor russo que dedicou seus estudos à periodização do desenvolvimento humano e ao processo de surgimento do jogo na estrutura da atividade do indivíduo, para afirmar que cabe à escola intervir no jogo de papéis como atividade pedagógica da idade pré-escolar. Defende-se aqui uma educação que desnaturalize a mercantilização das relações humanas posta na sociedade capitalista, à medida que, por meio do jogo de papéis, o professor pode ensinar atitudes anticapitalistas às crianças, fortalecendo a luta pela emancipação humana. Conclui-se que o ensino de tais atitudes passa não só pela formação do professor, como também pela sua politização e engajamento na condução da educação pública. Para tanto sugere-se a criação de espaços com atividades culturais, que podem promover o diálogo e a reflexão da categoria.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2727

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Giselle Modé Magalhães

Giselle Modé Magalhães

 

Graduada em Psicologia pela UNESP, Campus de Bauru.

Mestre em Educação Escolar pela UNESP, Campus de Araraquara.

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Campus de Araraquara.

Área de Estudo: Psicologia do Desenvolvimento Humano, Psicologia e Educação, Educação Infantil.

Linha de Pesquisa: Teorias Pedagógicas, Trabalho Educativo e Sociedade.

Endereço: R. Sebastião Silveira Franco, 3103, bloco 03, apto 34. Vila Paulista. Pirassununga – SP

CEP 13632-216

E-mail: giselle_mode@yahoo.com.br

 

Afonso Mancuso de Mesquita, Instituto Municipal de Educação Superior de São Manuel - IMES

Afonso Mancuso de Mesquita

 

Graduado em Psicologia pela UNESP, Campus de Bauru.

Mestre em Educação Escolar pela UNESP, Campus de Araraquara.

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, Campus de Marília.

Área de Estudo: Psicologia Geral, Psicologia do Desenvolvimento Humano, Psicologia e Educação.

Linha de Pesquisa: Teorias e Práticas Pedagógicas.

Endereço: R. Comendador Pedro Morganti, 649. São José, Araraquara – SP

CEP: 14800-200

E-mail: afonso.mancuso.mesquita@gmail.com

Publiée

2014-03-12

Comment citer

MAGALHÃES, G. M.; DE MESQUITA, A. M. O JOGO DE PAPÉIS COMO ATIVIDADE PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APONTAMENTOS PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 1, p. 266–279, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i1.2727. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/2727. Acesso em: 25 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO