MEDICALIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS FUNCIONAIS – CONTINUISMOS NAS JUSTIFICATIVAS DE UMA EDUCAÇÃO ESPECIAL SUBORDINADA AOS DIAGNÓSTICOS

Auteurs

  • Carla Biancha Angelucci Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2745

Mots-clés :

medicalização, deficiência, educação especial, diferenças funcionais, identidade

Résumé

Este artigo parte de um levantamento da literatura acadêmica sobre deficiência na base de dados SciElo que permite reconhecer a permanência da centralidade das preocupações em torno de estudos de causalidade e de estratégias de aprendizagem e desenvolvimento. Hegemonicamente, o olhar que define a maneira como lidamos com a população com deficiência procura pelas ausências, pelas diferenças em relação a uma corporeidade dita normal. Apresento documentos legais internacionais e nacionais que permitem a compreensão da maneira como está organizado o serviço educacional destinado a esse segmento populacional e sua subordinação à lógica de produção de diagnósticos em Saúde. Discuto a alteração da terminologia deficiência por diferenças funcionais. Por fim, utilizando a distinção entre diferenças e o(a) diferente na escola, apresento um esboço de colaboração para um processo de escolarização a partir das diferenças humanas, não a despeito delas: o resgate das narrativas.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2745

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Carla Biancha Angelucci, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Professora do departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - campus São Paulo

Publiée

2014-05-22

Comment citer

ANGELUCCI, C. B. MEDICALIZAÇÃO DAS DIFERENÇAS FUNCIONAIS – CONTINUISMOS NAS JUSTIFICATIVAS DE UMA EDUCAÇÃO ESPECIAL SUBORDINADA AOS DIAGNÓSTICOS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 1, p. 116–134, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i1.2745. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/2745. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê