A MEDIAÇÃO DOCENTE EM UMA AULA DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2818Mots-clés :
Mediação docente, Abordagem histórico-cultural, Teoria da atividade, Software GeoGebra, Geometria planaRésumé
O presente texto discute a mediação docente no ensino que visa à apropriação pelos estudantes da significação de conceitos da geometria plana, a partir de uma investigação que questiona: de que forma a mediação docente se estabelece em uma aula de matemática que faz uso do software GeoGebra e intervém nos processos de ensino e de aprendizagens de conceitos relacionados ao triângulo equilátero? A empiria se constitui a partir do planejamento e dos encaminhamentos docentes e das elaborações discentes em uma aula de matemática desenvolvida em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. As análises se estruturam mediante a abordagem histórico-cultural, da Teoria da Atividade e da Atividade Orientadora do Ensino. Identificamos que a mediação docente se estabelece de forma intencional e em diferentes ações docentes, estruturadas na unidade entre a significação dos conceitos pelos estudantes e a organização e desenvolvimento do ensino.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.