A MEDIAÇÃO DOCENTE EM UMA AULA DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL

Auteurs

  • Isabel Koltermann Battisti UNIJUÍ
  • Cátia Maria Nehring Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2818

Mots-clés :

Mediação docente, Abordagem histórico-cultural, Teoria da atividade, Software GeoGebra, Geometria plana

Résumé

O presente texto discute a mediação docente no ensino que visa à apropriação pelos estudantes da significação de conceitos da geometria plana, a partir de uma investigação que questiona: de que forma a mediação docente se estabelece em uma aula de matemática que faz uso do software GeoGebra e intervém nos processos de ensino e de aprendizagens de conceitos relacionados ao triângulo equilátero? A empiria se constitui a partir do planejamento e dos encaminhamentos docentes e das elaborações discentes em uma aula de matemática desenvolvida em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. As análises se estruturam mediante a abordagem histórico-cultural, da Teoria da Atividade e da Atividade Orientadora do Ensino. Identificamos que a mediação docente se estabelece de forma intencional e em diferentes ações docentes, estruturadas na unidade entre a significação dos conceitos pelos estudantes e a organização e desenvolvimento do ensino.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2818

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Isabel Koltermann Battisti, UNIJUÍ

Departamento de Ciências Exatas e Engenharias - DCEEng

Área: Educação Matemática

Cátia Maria Nehring, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Departamento de Ciêncais Exatas e Engenharias - DCEEng

Área: Educação Matemática

Publiée

2014-11-28

Comment citer

BATTISTI, I. K.; NEHRING, C. M. A MEDIAÇÃO DOCENTE EM UMA AULA DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 2, p. 65–85, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i2.2818. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/2818. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê