REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE O BULLYING

Auteurs

  • Cristina Helena Bernardini
  • Helenice Maia

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v16i17.327

Mots-clés :

Violência escolar, bullying, representações sociais

Résumé

Esta pesquisa investiga as representações sociais de bullying elaboradas por professores do segundo segmento do ensino fundamental. O estudo foi realizado em uma escola pública municipal situada na Ilha do Governador, baía de Guanabara, no estado do Rio de Janeiro, escolhida por localizar-se em zona com altos índices de violência. Utilizou-se as seguintes técnicas de coletas de dados: observação do cotidiano escolar; grupo focal com 12 professores que atuam em turmas de 6º a 9º anos, e entrevistas conversacionais com os mesmos professores. O cruzamento das análises permitiu localizar a possível metáfora do núcleo figurativo da representação social de bullying associado à adolescência: bullying é como se fosse uma moléstia que necessita remédio para ser curada. Entretanto, os professores nada podem fazer, uma vez que o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar os impedem de tomar qualquer atitude ou desenvolver ações que possam acabar com o bullying na escola.

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Publiée

2011-06-15

Comment citer

BERNARDINI, C. H.; MAIA, H. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE O BULLYING. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 16, n. 17, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v16i17.327. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/327. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê