PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS INCLUSIVAS E FOCO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Auteurs

  • Carlos Augusto Rodrigues Lima Colégio Augusto Laranja
  • Ana Lúcia Manrique PUC - SP

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v28i3.3435

Mots-clés :

Formação de Professores. Desenvolvimento Profissional. Educação Matemática Inclusiva.

Résumé

O objetivo deste trabalho foi investigar ações de formação que podem favorecer o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental junto a alunos com deficiência. Cinco professoras de cinco escolas da rede pública da cidade de São Paulo participaram dessa pesquisa. Foram elaborados questionários e entrevistas, observados encontros de formação e aulas das professoras para a coleta dos dados. Foram analisados: participação nos encontros de formação, elaboração de atividades envolvendo conteúdos matemáticos e materiais pedagógicos, realização de oficinas ocorridas em escolas e desenvolvimento de uma sequência didática. As categorias de análise foram: processo de aprendizagem coletiva, investigação da prática e repercussão das oficinas. As análises buscaram verificar de que forma essas ações adentraram aos muros das escolas e apontaram que as professoras se sentiram preparadas para ensinar alunos com e sem deficiência, por poderem compartilhar experiências e angústias, objetivando a construção de um espaço de formação favorável ao desenvolvimento profissional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Carlos Augusto Rodrigues Lima, Colégio Augusto Laranja

Doutor em Educação Matemática – PUC/SP

 

Coordenador do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II e Coordenador de Matemática – Educação Infantil ao Ensino Médio – do Colégio Augusto Laranja – SP.

 

Endereço Residencial:

Rua do Boqueirão, 80, apto 12 – Jardim da Saúde – São Paulo – SP

CEP 04293-000

profcacalima@terra.com.br

 

Endereço Profissional:

Rua dos Chanés, 205 – Moema – São Paulo – SP

CEP 04087-031

carlos.lima@augustolaranja.com.br

 

Coordena o ensino de Matemática da Educação Infantil ao Ensino Médio. Realiza a formação de professores que ensinam Matemática – Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

 

 

Pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de professores que ensinam matemática, Formadores de professores, Trabalho docente e Educação Matemática Inclusiva.

Ana Lúcia Manrique, PUC - SP

Doutora em Educação: Psicologia da Educação – PUC/SP

Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP

 

Endereço Residencial:

Rua Tuiuti, 589 apto 251 bloco 3 – Tatuapé – São Paulo – SP

CEP 03081-003

analuciamanrique@gmail.com

 

Endereço Profissional:

Rua Marquês de Paranaguá, 111 – Consolação – São Paulo – SP

CEP 01303-050

manrique@pucsp.br

 

Coordena projetos aprovados em Programas da Capes (Observatório da Educação – OBEDUC, Competências Socioemocionais – CSE e Tecnologia Assistiva no Brasil e Estudos sobre Deficiência – PGPTA)

 

 

Pesquisa sobre os seguintes temas: Formação de professores que ensinam matemática, Formadores de professores, Saberes docente, Trabalho docente, Mapas conceituais, Cálculo Diferencial e Integral e Educação Matemática Inclusiva.

Téléchargements

Publiée

2018-04-13

Comment citer

LIMA, C. A. R.; MANRIQUE, A. L. PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PRÁTICAS INCLUSIVAS E FOCO NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 28, n. 3, 2018. DOI: 10.14572/nuances.v28i3.3435. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/3435. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO