A LITERATURA COMO ATIVIDADE INVESTIGATIVA PARA A SUPERAÇÃO DO COTIDIANO

Auteurs

  • Rosangela Miola Galvão de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Sandra Aparecida Pires Franco Universidade Estadual de Londrina

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v27i2.3647

Mots-clés :

Literatura. Leitura. Materialismo.

Résumé

A pesquisa é um recorte da dissertação do Mestrado em Educação, no qual a autora investiga as contribuições da Literatura e o uso dos gêneros textuais para a leitura crítica dos estudantes do Ensino Fundamental fase II. A base teórica que fundamenta o trabalho é o Materialismo Histórico e Dialético. Os participantes são alunos do 8º e 9º anos de três instituições públicas de ensino da região norte do Paraná. Após o trabalho em sala de aula com projetos de intervenção em leitura, elaborados pelos integrantes do projeto OBEDUC/UEL Educação, os alunos foram convidados a ler um poema e identificar os diferentes determinantes presentes no discurso do texto e justificar criticamente suas escolhas. Percebe-se na análise dos testes de leitura crítica que os alunos possuem uma leitura ingênua do poema, apesar da identificação dos principais determinantes no texto.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Rosangela Miola Galvão de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Aluna do Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Especialização em Gestão Educacional pela UNIVALE. Graduação em Letras e Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina. Funcionária da Secretaria de Educação do Paraná. E-mail: rmgalvao2012letras@gmail.com

Sandra Aparecida Pires Franco, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Graduada em Pedagogia e Letras pela Universidade Estadual de Maringá. Professora do curso de Pedagogia na área de Didática na UEL. Profesora do Mestrado em Educação linha Saberes e práticas.

Publiée

2017-02-20

Comment citer

OLIVEIRA, R. M. G. de; FRANCO, S. A. P. A LITERATURA COMO ATIVIDADE INVESTIGATIVA PARA A SUPERAÇÃO DO COTIDIANO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 2, p. 97–115, 2017. DOI: 10.14572/nuances.v27i2.3647. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/3647. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO