LETRAMENTO LITERÁRIO E PRÁTICAS ESTRATÉGICAS DE LEITURA NA PRIMEIRA INFÂNCIA

Auteurs

  • Kenia Adriana de Aquino Modesto Silva UFG

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3705

Mots-clés :

Ensino da leitura, Literatura infantil, Mediação pedagógica

Résumé

O presente trabalho pretende discutir sobre leitura, letramento literário e literatura infantil além de sugerir práticas estratégicas de leitura para crianças e bebês. Assim, sua questão central é “como realizar práticas de leitura desde a educação infantil?”. Partimos de uma pesquisa bibliográfica acerca da leitura e da literatura na primeira infância, passando pela compreensão do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Por último, sugerimos práticas estratégicas de leitura na educação infantil a partir de dois títulos do PNBE / MEC. As práticas leitoras estão alicerçadas nas obras: Pedrinho, cadê você?, de Sônia Junqueira; e Lino, de André Neves. A leitura do artigo permite a reflexão a respeito das possibilidades de se contribuir na formação de crianças leitoras e indica aprofundamento teórico no qual a leitura precisa ser ensinada e não apenas ofertada sem intervenção, mediação e diálogo.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3705

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Kenia Adriana de Aquino Modesto Silva, UFG

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT (Cuiabá). Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Goiás – UFG (Jataí). E-mail: keniaaquino@gmail.com

Publiée

2016-02-29

Comment citer

AQUINO MODESTO SILVA, K. A. de. LETRAMENTO LITERÁRIO E PRÁTICAS ESTRATÉGICAS DE LEITURA NA PRIMEIRA INFÂNCIA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 3, p. 207–225, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i3.3705. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/3705. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos - FLUXO CONTÍNUO