A PRÁTICA DA LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: MEDIAÇÃO OU ENSINO?

Auteurs

  • Rildo José Cosson Mota

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3735

Mots-clés :

leitura literária, letramento literário, mediação da leitura

Résumé

Tema do momento no campo pedagógico brasileiro, a mediação da leitura literária tem sido assimilada a práticas de lazer, fruição e deleite, destinando ao professor o papel de facilitador do acesso aos livros. Essas práticas também substituem o uso tradicional do texto literário como veículo de ensino da língua portuguesa, oferecendo outro espaço para a literatura na escola. Todavia, ainda que saudadas como a efetivação de uma antiga demanda dos estudiosos da área de letramento literário, isto é, o encontro fundamental do aluno com a obra, tais práticas terminam por recusar à escola a razão de sua existência, que é ser instituição de ensino. Frente a esse cenário aparentemente paradoxal e dicotômico, qual o lugar do professor em relação ao texto literário? Ensinar ou mediar a leitura literária? Esse estudo procura refletir sobre essas questões por meio de uma revisão de literatura e análise crítica do tema.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3735

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2016-02-29

Comment citer

MOTA, R. J. C. A PRÁTICA DA LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA: MEDIAÇÃO OU ENSINO?. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 3, p. 161–173, 2016. DOI: 10.14572/nuances.v26i3.3735. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/3735. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê