“HISTÓRIAS COM PROBLEMAS” UMA FORMA DE EDUCAR PARA A NUMERACIA E PARA A LITERACIA

Auteurs

  • Maria de Fátima Morais Sardinha
  • Fernando José de Fraga Azevedo
  • Pedro Manuel Baptista Palhares

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v13i14.374

Résumé

As “histórias com problemas” são uma estratégia de ensino que visa, através de uma abordagem interdisciplinar, ligar a Língua Portuguesa à Matemática. Este artigo analisa parte de um estudo realizado no âmbito de uma investigação de mestrado numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em Portugal, no ano  lectivo de 2002/03. Pretendeu-se, através da implementação deste método de ensino, analisar se as histórias com problemas promoviam uma educação para a literacia e para a numeracia. São aqui analisados os dados recolhidos através de observação, acompanhada de gravação vídeo, numa situação em que os alunos, após resolverem um problema matemático não rotineiro, tinham que criar uma história para melhor contextualizar o problema. A partir desta análise são apresentadas as conclusões e reflexões sobre a eficácia deste método no desenvolvimento de competências de numeracia e literacia.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2011-07-04

Comment citer

SARDINHA, M. de F. M.; AZEVEDO, F. J. de F.; PALHARES, P. M. B. “HISTÓRIAS COM PROBLEMAS” UMA FORMA DE EDUCAR PARA A NUMERACIA E PARA A LITERACIA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 13, n. 14, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v13i14.374. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/374. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê